Arte Trovadoresca
Literatura e Música
No trovadorismo, a literatura se manifestava através de músicas (cantigas). As únicas pessoas da época que sabiam ler eram membros do clero, e por isso, a maioria das obras literárias produzidas nesta época eram cantigas para exaltar e glorificar a Deus. Mas também foi nessa época que aconteceram as cruzadas, onde vários homens foram lutar em nome da igreja no intuito de “recuperar a terra santa”. Então foram feitas também muitas cantigas de amor, inspiradas no sofrimento dos cavaleiros que eram obrigados a deixar suas mulheres. Outras poucas obras literárias narravam o costume da sociedade da época. Sendo assim, a obra literária do trovadorismo pode ser subdividida em:
Cantigas líricas
· De amor
· De amigo
Cantigas satíricas
· De escárnio
· De maldizer
Principais obras e autores
De amor
Cantiga da Ribeirinha
No mundo non me sei parelha,
entre me for como me vai,
Cá já moiro por vós, e – ai!
Mia senhor branca e vermelha.
Queredes que vos retraya
Quando vos eu vi em saya!
Mau dia me levantei,
Que vos enton non vi fea!
E, mia senhor, desdaqueldi, ai!
Me foi a mi mui mal,
E vós, filha de don Paai
Moniz, e bem vos semelha
Dhaver eu por vós guarvaia,
Pois eu, mia senhor, dalfaia
Nunca de vós houve nem hei
Valia dua correa.
Paio Soares de Taveirós
De amigo
Ai flores, ai flores do verde pinho
se sabedes novas do meu amigo,
ai deus, e u é?
Ai flores, ai flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado,
ai deus, e u é?
Se sabedes novas do meu amigo,
aquele que mentiu do que pôs comigo,
ai deus, e u é?
Se sabedes novas do meu amado,
aquele que mentiu do que me há jurado
ai deus, e u é?
(…)
D. Dinis
De escárnio
Ai, dona fea, foste-vos queixar
que vos nunca louv[o] em meu cantar;
mais ora quero fazer um cantar
em que vos loarei toda via;
e vedes como vos quero loar:
dona fea, velha e sandia!…
João Garcia de Guilhade
De maldizer
Roi queimado morreu con amor
Em seus cantares por Sancta Maria
por ua dona que gran bem queria
e por se meter por mais trovador
porque lhela non quis [o] benfazer
fez-sel en seus cantares morrer
mas ressurgiu depois ao tercer dia!…
Pero Garcia Burgalês
Dança
Nos seus versos os trovadores celebravam o amor à mulher e à natureza e as formas de seus cantos eram as mesmas da poesia. Sendo muitas delas feitas para danças como a Estampida. A estampida mais famosa é Kalenda Maia do troubadour Rainbre de Vaqueras, na qual são exaltadas as belezas da natureza no mês de maio, meês das flores na Europa.
A estampida, dança cantada em movimento lento e regular em compasso ternário era caracterizada pelas batidas do pé no chão. Nesta estampida, Kalenda Maia, a fraseologia musical sempre de acordo com os versos.
A balada era uma forma póética muito cultivada pelos trovadores. Sobre a qual compunham uma canção para dançar. A que apresentamos, “La entrada Del templaine”, é de troubadour anónimo. E como a estampida precedente está escrita em Lang d’oc. Consta de estrofes, monarismos com só uma rima cantada por um solista seguiida de um refrão pelo coro. Em cada verso se intercala a exclamação “Eia” pelo coro. Por este texto, podemos notar o diálogo entre solista e o coro assinalado pelos diferentes tipos de letra impressa. Na gravação apresentada, o diálogo, e entre duas vozes de timbres diferentes.
O Rondó era uma forma poética e canto dançado, isto é, um canto que acompanhava o girar em roda característica da dança. O rondó tem sua base num refrão curto de dois versos cantados pelo coro e estrofes executados pelo solista seguidas sempre pelo refrão do coro como neste do trouvere Adão de la Haale.Este rondó é um exemplo de canção a três vozes que começou a aparecer no século XIII, sendo executado por três cantores e três instrumentos flauta alaúde e viola. Comumente te a forma ABA estrofe refrão estrofe Embora sendo uma dança cantada às vezes era executada apenas por instrumentos.
As estampidas, baladas, rondós, vireles e outras usadas pelos trovadores eram formas poéticas sobre as quais compunham canções quase sempre dançadas. Eram compostas de estrofes e refrão, fique resultavam nas formas musicais A B estrofe e refrão ou A B A refrão estrofe refrão.
Arquitetura, Pintura e Escultura
Na arquitetura, todas as obras estavam voltadas para construção de igrejas, catedrais, capelas e mosteiros. Variava-se entre o estilo gótico e romântico.
Mosteiro da Batalha, construído entre os séc. XIV-XV. Também classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade, foi eleito em 2007 uma das 7 maravilhas de Portugal.
Mosteiro de Alcobaça. Construído entre a séc. XII e XIII, foi a primeira obra plenamente gótica erguida em Portugal. Classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade.
Nas pinturas e esculturas da época, não podia ser diferente, tudo focava a temática religiosa, apresentando Jesus, Maria ou algum santo como o centro da obra de arte.
O Casal Arnolfini de Jan van Eyck (Pintura Flamenga).
A Dama e o Unicórnio (francês: La dame à la licorne) é o título de um ciclo de tapeçarias francesas freqüentemente consideradas como um dos grandes trabalhos da arte medieval na Europa. Estima-se que tenham sido tecidas no final do século XV (circa 1490), em Flandres. A tapeçaria da imagem acima é a À mon seul désir (tradução: "Ao meu único desejo"), atualmente exposta no Museu de Cluny, em Paris.
Escultura de pastores trajando a gonele. Ano de 1150.
Curiosidades sobre o Trovadorismo
· O trovadorismo foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa. Passou a ter destaque durante o século 12, quando Portugal começou a se destacar como nação.
· Por isso, o trovadorismo se confunde com o começo da história de Portugal como reino independente. Os poemas feitos por trovadores eram cantados em festas e feiras, dentro de castelos, no final da Idade Média.
· Normalmente o trovador assume um eu-lírico masculino. Ele se dirige à mulher amada, uma figura idealizada e distante.
· O trovador se coloca como um vassalo a serviço da mulher. Com isso, ela se torna um sonho, espécie de amor distante e impossível.
· Já as cantigas de amigo têm origem popular. Nelas, o eu-lírico é feminino. Ocorre o uso de recursos literários típicos da tradição oral, que facilitam a memorização das canções.
· Como o nome indica, as cantigas de escárnio são críticas, zombarias e sarcásticas. Normalmente o alvo do escárnio era alguém real e do mesmo círculo social que o trovador.
· As canções de escárnio usam indiretas de forma a encobrir a agressividade, deixando a cantiga ambígua.
· Por outro lado, as cantigas de maldizer trazem sátira direta e bastante clara. Nesses casos, podem ocorrer trechos de baixo calão. A pessoa que é alvo da canção costuma ser citada por nome, sem indiretas.
· O trovadorismo é um reflexo do ambiente religioso e político da Idade Média. Tem traços da visão teocêntrica e papel de servilidade do homem com a Igreja.
· O trovadorismo nasce na corte portuguesa, refletindo as regras sociais desse contexto. Foi produzida no ambiente palaciano e não tem influência de outras camadas da sociedade.
Referência: http://guiadoestudante.abril.com.br/enem/10-coisas-que-voce-deveria-saber-sobre-trovadorismo/ Acesso em: 17 de jun. 2017.
(curiosidades) Postado por : Marcos Eduardo
(curiosidades) Postado por : Marcos Eduardo
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