Obras Literárias do Trovadorismo

As obras literárias do trovadorismo podem ser subdivididas em:
Cantigas líricas
       De amor
       De amigo
      Cantigas satíricas
      De escárnio
      De maldizer
Principais obras e autores



De amor
Cantiga da Ribeirinha


No mundo non me sei parelha,
Entre me for como me vai,
Cá já moiro por vós, e – ai!
Mia senhor branca e vermelha.
Queredes que vos retraya
Quando vos eu vi em saya!
Mau dia me levantei,
Que vos entonnon vi fea!
E, mia senhor, desdaqueldi, ai!
Me foi a mi mui mal,
E vós, filha de donPaai
Moniz, e bem vos semelha.
Dhaver eu por vós guarvaia,
Pois eu, mia senhor, dalfaia
Nunca de vós houve nem hei
Valia duacorrea.
Paio Soares de Taveirós



Características das cantigas de amor:
· Voz lírica masculina
· Tratamento dando à mulher: mia senhor.
· Expressão da vida da corte.
· Convenções do amor cortês:
a) Idealização da mulher;
b) Vassalagem amorosa;


De amigo

Ai flores, ai flores do verde pinho
Sesabedes novas do meu amigo,
Ai deus, e u é?
Ai flores, ai flores do verde ramo,
Sesabedes novas do meu amado,
Ai deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amigo,
Aquele que mentiu do que pôs comigo,
Ai deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amado,
Aquele que mentiu do que me há jurado
Ai deus, e u é?

(…)
D. Dinis


Características das cantigas de amizade:

·Voz lírica feminina
· Tratamento dado ao namorado: amigo
· Expressão da vida campesina e urbana
· Amor realizado ou possível - sofrimento amoroso
· Simplicidade - pequenos quadros sentimentais
· Paralelismo e refrão
· Origem popular e autóctone (isto é, na própria Península Ibérica)

De escárnio

Ai, dona fea, foste-vos queixar
que vos nunca louv[o] em meu cantar;
mais ora quero fazer um cantar
em que vos loarei toda via;
e vedes como vos quero loar:
donafea, velha e sandia!…
João Garcia de Guilhade

Características das cantigas de escárnio:
Criticam um indivíduo, ou costume, ou religião; só que de forma indireta, geralmente usando da ironia, e não citando nomes.



De maldizer

Roi queimado morreu con amor
Em seus cantares por Sancta Maria
porua dona que gran bem queria
e por se meter por mais trovador
porquelhelanon quis [o] benfazer
fez-selen seus cantares morrer
mas ressurgiu depois ao tercer dia!…
Pero Garcia Burgalês

Características das cantigas de maldizer:

Também criticam um indivíduo, ou costume, ou religião; só que são muito mais agressivas do que as de escárnio. Geralmente citam o nome do (a) criticado (a), e alguns até usam xingamentos


Algumas Obras importantes do trovadorismo

 A Primeira Crônica Geral de Espanha
"A Primeira Crônica Geral da Espanha", é um livro de caráter histórico escrito em língua castelhana por iniciativa de Afonso X de Leão e Castela,  décor nome o Sábio, quem também participou ativamente na redação da obra. Essa obra e trata a história da Espanha de um modo romântico. Esta foi dividida em quatro partes, a primeira se tratando da historia de Roma, a segunda fala sobre os germânicos, a terceiras obre o reino Australiano e a quarta e ultima conta a historia do reino de leão de Castela.

Libro de los Juegos
O Livro de jogos, ou Livro de xadrez, dados e tabelas (em sua transcrição originais Jogos diversificada xadrez, dados e tabelas com explicações, ordenadas por ordem do rei Afonso, o Sábio). Essa obra é um dos mais importantes jogos de tabuleiro, possuindo no total 98 paginas é a única conhecida pela biblioteca Mosteiro de El Escorial,e sua versão do ano de 1334 esta localizada na biblioteca da Real Academia de la Historia.

Libros del Saber de Astronomia
O livro de Alfonso X publicado no ano de 1863 se trata de uma obra onde se reúne vários outros livros de conhecimentos sobre astronomia. Originalmente o livro foi dividido em duas partes, a primeira delas descrevia mais de 1000 estrelas e suas coordenadas, sua segunda parte falada instrumentos utilizados para o estudo da astronomia.


Ondas do mar de vigo
Obra de Martin Codax, essa cantiga de amigue trata uma mulher que ao sentira falta de seu amigo, torna o mar seu confidente para que possa expressar a ele sua angustia. A importante obra é o inicio de mais seis cantigas do mesmo gênero.

Humanismo:
As principais características do Humanismo são:
  Racionalidade
  Antropocentrismo
 Cientificismo
 Modelo Clássico
 Valorização do corpo humano e das emoções
  Busca da beleza e perfeição

As obras literárias do trovadorismo podem ser subdivididas em:
·           Poesia
·           Prosa


Poesia:
"Que meus olhos partays
em qual quer parte questeys,
em meu coraçam ficays
e nele vos converteys.
Este é o vosso luguar.
Em que may eta vos vejo,
por que nam quer meu desejo
que vos dy passays mudar.
por isso que partays,
em qual quer parte questeys
em meu coraçam ficays,
pos nele se converteys. "

(Rui Barbosa)

Neste texto, tomamos o envolvimento íntimo do autor através de sua confissão amorosa, em que chega a afirmar que mesmo com amada se ausentando, ela continuará presente, pois ela se transformara no próprio coração do poeta. Notamos, ainda, uma linguagem simples e grafia mais próxima de hoje, mas preserva-se a coita amorosa trovadoresca.



Poema em Prosa


Reze o senhor por essa minha alma. O senhor acha que a vida é tristonha? Mas ninguém não pode me impedir de rezar; pode algum? O existir da alma é a reza... Quando estou rezando, estou fora de sujidade, à parte de toda loucura. Ou o acordar da alma é que é?

É a prosa gerada pelo impulso poético, tendo na essência liberdade formal a atrelada à concisão. O poema em prosa consegue desfrutar da crítica, da narração aos fatos diários e da regularidade de expressão.

Algumas importantes obras do humanismo

O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha
A obra de Miguel de Cervantes se trata de uma paródia sobre os famosos romances de cavalaria contando a historia de Dom quixote,que sai ao mundo com seu amigo Sancho Pança procurando aventuras após ficar louco de tanto ler livros sobre o assunto
Romeu e Julieta
A famosa obra de William Shakespeare publicada em 1597 conta a trágica historia do amor proibido de dois jovens (Romeu e Julieta) de famílias rivais que se odeiam ainda mais após Romeu matar um integrante dessa mesma família, para vingar a morte de seu amigo.
Gargântua e Pantagruel
Obra de François Rabelais escrita no século XVI se trata de um romance onde narra às aventuras de dois gingantes Gargântua e Pantagruel. É muito presente na obra o humor negro e sátiras por isso a Universidade de Sorbonneta chamou a obra de obscena.
A Divina Comédia
A espetacular obra de Dante Alighieri se trata de um poema épico separado em três partes são elas: inferno, purgatório e paraíso. Talvez a maior obra ocidental conte a historia do autor Dante Alighieri que sai em sua jornada espiritual passando pelos três lugares inferno, purgatório e paraíso, após Lucifer abrir um portal para o inferno em Jerusalém em sua queda do céu.


Os Cancioneiros

São cerca de 1080 as cantigas da lírica galego-portuguesa de assunto profano que chegaram até nós em coleções manuscritas, os chamados Cancioneiros. A maioria delas se encontra em três coletâneas:

·Cancioneiro da Ajuda: é assim chamado por ter sido encontrado na Biblioteca do Palácio da Ajuda, em Lisboa. É o mais antigo dos cancioneiros conhecidos, sendo contemporâneo dos trovadores. Contém 310 cantigas de amor.

· Cancioneiro da Vaticana: seu nome deve-se ao fato de ter sido encontrado na Biblioteca do Vaticano. É cópia de um manuscrito anterior e contém 1205 cantigas.

· Cancioneiro da Biblioteca Nacional: atualmente se encontra na Biblioteca Nacional de Lisboa. É uma cópia italiana de manuscritos anteriores e pertenceu a um humanista italiano, Ângelo Colocci, integrando mais tarde a biblioteca do conde Brancuti – por isso foi por muito tempo conhecido como Cancioneiro de Colocci Brancuti. Contém 1567 cantigas.

Existem ainda dois outros cancioneiros que devem ser mencionados, o primeiro é uma coletânea de 420 poemas sacros, as Cantigas de Santa Maria, de D. Afonso X, rei que governou Castela entre 1253 e 1284. Nesses poemas de devoção a Virgem Maria, escritas em galego-português, são utilizados a técnica e os procedimentos que encontramos nas cantigas de amor; outro mérito desse cancioneiro é o tato de apresentar as cantigas acompanhadas da notação musical. O outro é O Cancioneiro de Baena, compilação feita na metade do século XV por Juan Alfonso de Baena que reúne poemas em castelhano ao lado das últimas manifestações da lírica.


Referência: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/os-cancioneiros-literatura-portuguesa/32159.

Comentários

Postagens mais visitadas