Conteúdo Artístico - Barroco


Literatura
Todo o rebuscamento presente na arte e literatura barroca é reflexo dos conflitos dualistas entre o terreno e o celestial, o homem (antropocentrismo) e Deus (teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo presente no período renascentista.
As figuras de estilo mais comuns nos textos barrocos reforçam a tentativa de apreender a realidade por meio dos sentidos. Observe:

Metáfora: é uma comparação implícita. Tem-se como exemplo o trecho a seguir, escrito por Gregório de Matos:

Se és fogo, como passas brandamente?
Se és neve, como queimas com porfia?

Antítese: reflete a contradição do homem barroco, seu dualismo. Revela o contraste que o escritor vê em quase tudo. Observe a seguir o trecho de Manuel Botelho de Oliveira, no qual é descrita uma ilha, salientando-se seus elementos contrastantes:

Vista por fora é pouco apetecida
Porque aos olhos por feia é parecida;
Porém, dentro habitada
É muito bela, muito desejada,
É como a concha tosca e deslustrosa,
Que dentro cria a pérola formosa.

Paradoxo: corresponde à união de duas ideias contrárias num só pensamento. Opõe-se ao racionalismo da arte renascentista. Veja a estrofe a seguir, de Gregório de Matos:

Ardor em firme Coração nascido;
pranto por belos olhos derramado;
incêndio em mares de água disfarçado;
rio de neve em fogo convertido.

Hipérbole: traduz ideia de grandiosidade, pompa. Veja mais um exemplo de Gregório de Matos:

É a vaidade, Fábio, nesta vida,
Rosa, que da manhã lisonjeada,
Púrpuras mil, com ambição dourada,
Airosa rompe, arrasta presumida.

Prosopopeia: personificação de seres inanimados para dinamizar a realidade. Observe um trecho escrito pelo Padre Antonio Vieira:

No diamante agradou-me o forte, no cedro o incorruptível, na águia o sublime, no Leão o generoso, no Sol o excesso de Luz.

Teatro e Música
Quando falamos em Barroco em teatro, podemos associar o termo Classicismo. Ao contrário das Artes Visuais, o Teatro Barroco não é um estilo inicialmente voltado ao cristianismo, como algumas pinturas por exemplo.

  O Teatro Régio de Turim, c. 1750
Esse período do teatro é uma época em que as tragédias gregas são muitos valorizadas ("Fedra" de Racine é um bom exemplo), por várias vezes são feitas releituras literalmente.
 Molière escreve comédias inicialmente e podemos identificar elementos da commedia dell'Arte nelas. Sua mais conhecida obra é "Tartufo", que eu também chamo de usurpador.
 No espaço teatral temos alvenaria e teto, o que ocasiona um aperfeiçoamento da luz. Que ainda não é cênica. Mas serve apenas para tornar a cena visível. Não cria com a luz ainda.
 O cenário ao contrário do elisabetano é realista, ou seja, procura recriar totalmente o ambiente.
 A música barroca é geralmente exuberante: ritmos enérgicos, melodias com muitos ornamentos, contrastes de timbres instrumentais e sonoridades fortes com suaves.
Vivaldi (1723) (Foto: Reprodução) 

Nascido na mesma época da ópera, o Oratório é outra importante forma de música vocal barroca. O oratório é um tipo de ópera com histórias tiradas da Bíblia. Com o passar do tempo os oratórios deixaram de ser representados e passaram a ser apenas cantados. Os mais famosos oratórios são os do compositor alemão Haendel (1685-1759), do início do século XVIII: Israel no Egito, Sansão e o famoso Messias.

As Cantatas são oratórios em miniaturas e eram apresentados nas missas.
Um traço constante nas orquestras barrocas, porém, era a presença do cravo ou órgão como contínuo, fazendo o baixo e preenchendo a harmonia. Novas formas de composição foram criadas, como a fuga, a sonata, a suíte e o concerto.


Principais Compositores Barrocos

Alessandro Scarlatti (1660 – 1755)
Antonio Vivaldi (1678 – 1741)
Arcangelo Corelli (1653 – 1713)
Domenico Scarlatti (1685 – 1757)
Henry Purcell (1659 – 1695)
George F. Haendel (1685 – 1759)
George Philipp Telemann (1681 – 1767)
Jean-Philippe Rameau (1683 – 1764)
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
José Antônio Carlos Seixas (1704 – 1742)

Arquitetura, Pintura e Escultura
Iniciou-se na Itália e através dessa arte, os ensinamento cristão puderam ser espalhados de uma forma diferenciada. Ela surgiu no século XVII e suas características enfatizaram as transformações ocorridas na Idade Moderna.

Foi no século XVI que ocorreu a Reforma Protestante, originando os Estados Nacionais e os governos absolutos, onde cada nação deveria se libertar do poder que a igreja católica possuía no período.
Afresco criado no Barroco.
Eles reagiram com a Contrarreforma, se fortalecendo e fazendo belas composições arquitetônicas, como as igrejas. O Barroco não demorou muito a chegar às Américas e foi através dele que a razão, proposta pelo renascimento, começou a se diluir. A grande característica da arte barroca é o uso das emoções.







Pintura Barroca na Itália

  • Disposição de elementos dos quadros, que sempre forma uma composição em diagonal;
  • Contraste de claro-escuro nas cenas, o que intensifica a expressão dos sentimentos;
  • Realismo, retratando não só a vida na burguesia, mas a vida do povo simples.
 Principais Pintores do Barroco


  • Tintoretto (1515-1549), pintou temas religiosos, mitológicos e retratos, sempre com duas características bem marcantes: focou nos corpos, mais do que os seus rostos; a luz e a cor têm grande intensidade. O conjunto que formava personagens e as cores deveriam ser vistas primeiro e depois os detalhes.
  •  Caravaggio (1573-1610), ele procurava retratar vendedores, os músicos ambulantes, as pessoas comuns. Para ele, não havia diferença entre a beleza do povo e das classes ricas. Havia pinturas em que ele utilizava a luz para chamar a atenção das pessoas. Por essa característica, foi considerado o criador do estilo iluminista.
  •  Andréa Pozzo (1642-1709) pintou em tetos de igrejas e de palácios. Usava um efeito decorativo, detalhista e suas obras davam a ideia de que o céu estava perto ou se abrindo.

Escultura Barroca
Há a  exaltação de sentimentos. As formas procuram expressar os movimentos e recobrem-se de efeitos decorativos. Predominam as linhas curvas, os drapeados das vestes e o uso do dourado. Os gestos e os rostos das personagens revelam emoções violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento.

Principais Artistas do Barroco

      Bernini (1598-1680) foi um dos mais completos artistas do Barroco, pois era arquiteto, urbanista, pintor, escultor e decorador. Principais Obras: O baldaquino e a cadeira de São Pedro e a obra que desperta maior emoção religiosa - Êxtase de Santa Tereza, escultura feita para uma capela da igreja de Santa Maria della Vittorio, em Roma.



Os temas religiosos eram retratados nas esculturas barrocas.



Arquitetura Barroca
Teve seu início no século XVII e realizou-se principalmente nos palácios e igrejas.

Quanto ao estilo da construção, os arquitetos deixam de lado os valores de simplicidade e racionalidade, típicos da Capela Pazzi, de Brunelleschi, por exemplo, e insistem nos efeitos decorativos, pois no Barroco "todo muro se ondula e dobra para criar um novo espaço".

A Praça de São Pedro foi criada no período da arte barroca.

Disso, resultou a preocupação paisagística com os grandes jardins dos palácios e com a praça das igrejas, como por exemplo, a praça de Saint Peter, em Roma.











Curiosidades sobre o Barroco

  • A palavra barroco, de acordo com a origem mais aceita, deriva da palavra “Barueco” que significa pérola ou jóia irregular que é áspera e possui manchas escuras. Isso foi associado devido às características do estilo que, segundo os clássicos era irregular, defeituoso e de mau gosto;
  • O barroco tem, em sua estética, uma busca pela novidade e pela surpresa e, além disso, o gosto pela dificuldade. Pregava-se, neste estilo, que nada é estável e que tudo deve ser decifrado. Entre suas características, encontramos ainda a tendência ao artifício e ao engenho, e a noção de que o ideal supremo de uma obra artística reside no inacabado;
  • Com linguagem dramática apoiada nas figuras de linguagem, hipérboles, metáforas, anacolutos e antíteses, o barroco era a arte do contraste e do conflito. Fé versus razão, corpo versus alma, vida versus morte, entre outros. Em todas as produções deste estilo essa característica é marcante, mas nem sempre expondo apenas os contrários, mas integrando um ao outro – usando figuras de linguagem para fundi-las;
  • O barroco era uma arte muito pessimista que transmitia a consciência de que a vida era apenas uma condução para a morte, transmitido com incerteza quanto à vida e medo da morte. Marcada pelo desencantamento com o mundo e com o ser humano, a arte barroca exprimia em sua concepção a ideia de que tudo é passageiro, e de que tudo muda;
  • As cenas trágicas (feísmo), jogo de palavras (cultismo), jogos de raciocínio e retórica (conceptismo), além da linguagem rebuscada e trabalhada com recursos estilísticos.
Autores e obras
  • O marco inicial do Barroco no Brasil se deu por meio da obra Prosopopeia do autor Bento Teixeira no ano de 1601. Gregório de Matos foi outro autor marcante do barroco no Brasil. Apelidado de Boca do Inferno devido à linguagem de baixo calão com que retratava a sociedade da época, o autor escreveu poesias líricas, religiosas e satíricas, mas não teve nada publicado em vida. Tudo que se tem conhecimento de sua obra foi fruto de pesquisas;
  • Outros autores de destaque são Padre Antônio Vieira e Frei Manuel de Santa Maria Itaparica.

Barroco no Brasil
  • O barroco foi, no Brasil, constituído pelas primeiras manifestações literárias que aconteceram no Brasil Colônia. No entanto, a literatura, apesar de ser genuinamente brasileira durante este período, ela teve influências diretas do barroco europeu.


http://historia-da-arte.info/idade-moderna/barroco.html Acesso em: 15 de set. 2017.


Curiosidades Barroco. Disponível em:

<https://www.estudopratico.com.br/literatura-barroca-caracteristicas-autores-e-obras/>. Acesso em: 14 de agosto de 2017.

(Curiosidades) Postado por Marcos Eduardo.

Comentários

Postagens mais visitadas