Conteúdo Artístico - Neoclassicismo

Literatura
O principal movimento literário alinhado aos ideais neoclassicistas foi o Arcadismo.
A literatura nesse período é revelada pela simplicidade na linguagem. Isso acontece através do uso de um vocabulário simples, bem como pela escolha dos temas associados ao cotidiano, à natureza e à mitologia.
Nos textos apresentam também como características principais a síntese, clareza e perfeição gramática. Algumas obras desse período foram.

- O Espírito das Leis (1748) – obra de Montesquieu;
A morte de Cesar (1735) – tragédia escrita por Voltaire;
As relações perigosas (1782) – romance escrito por Pierre Choderlos de Laclos;

Teatro
Teatro neoclássico, muitas vezes escrita como teatro, refere-se a um movimento em meados do séculos XVII e início do século XVIII, em que as artes teatrais foram definidos pelas ideias e estilos de sociedades grega e romana.
Pessoas do tempo colocado um foco pesado em decoro, ou comportamento digno e realista, e eles acreditavam que as principais razões para uma peça de teatro foram para proporcionar entretenimento e ensinar uma lição.
Grande, cenário intrincado, drama elaborado e preocupação rigorosa para os clássicos eram característicos da circulação, com a maioria das produções também caracterizado através da utilização de cinco atos, algumas performances e um alto nível de improvisação.
5 Regras/Atos: pureza da forma, verossimilhança e realismo, decoro e propósito.

Arquitetura Neoclássica

Algumas características da arquitetura:

• Materiais nobres (pedra, mármore, granito, madeiras);

• Processos técnicos avançados;

• Sistemas construtivos simples;

• Linhas ortogonais;

• Formas regulares, geométricas e simétricas;

• Volumes corpóreos, maciços, bem definidos por planos murais lisos;

• Uso de abóbada de berço ou de aresta;

• Uso de cúpulas, com freqüência marcadas pela monumentalidade;

• Espaços interiores organizados segundo critérios geométricos e formais de grande racionalidade;

• Pórticos colunados;

• Frontões triangulares;

• A decoração recorreu a elementos estruturais com formas clássicas, à pintura rural e ao relevo em estuque;

• Valorizou a intimidade e o conforto nas mansões familiares;

• Decoração de caráter estrutural.

Capitólio, Whashington- USA (1793-1867)

Soufflot, Panthéon de Paris (1758-1790)

Palácio do Reichstag, Alemanha (1884-1894)

Pintura
A pintura apresenta diversas características desse período, o qual buscava a pureza e a harmonia das formas.
Inspirados na artes greco-romana e renascentista, o realismo, o racionalismo das obras e o equilíbrio das cores foram essenciais para disseminar esse estilo nas artes plásticas.

Retrato de Mrs. Serizy, Jacques-Louis David

Marat Assassinado, Jacques-Louis David

A Coroação de Napoleão, Jacques-Louis David

Escultura
A Escultura Neoclássica vem unir diversos elementos baseados na escultura clássica, donde o uso do mármore é sua mais forte característica.
Busca-se a harmonia das proporções e das formas com a exploração de temas relacionados a mitologia e personagens heroicos.


Eros e Psiquê, Antonio Canova

Perseu com a cabeça da Medusa, Antonio Canova

Espartacus, Denis Foyatier




Curiosidades neoclassicismo

  •   Tendência artística e literária que resgata formas e valores greco-romanos da Antiguidade Clássica, especialmente da cultura grega entre os séculos VI a.C. e IV a.C. Essa retomada acontece várias vezes ao longo da história ocidental, inclusive na Idade Média. Entretanto é mais intensa do século XIV ao XVI na Itália. Nas artes plásticas, na literatura e no teatro, o classicismo coincide com o Renascimento. No século XVIII, a tendência se repete com o nome de neoclassicismo. Na música erudita adquire características próprias e manifesta-se em meados do século XVIII.
  •   O classicismo é profundamente influenciado pelos ideais humanistas, que colocam o homem como centro do Universo. Reproduz o mundo real, mas moldando-o segundo o que é considerado ideal. As obras refletem princípios como harmonia, ordem, lógica, equilíbrio, simetria, objetividade e refinamento. A razão é mais importante que a emoção.
  •   As adaptações aos ideais e aos problemas dos novos tempos fazem com que o classicismo não seja mera imitação da Antiguidade. Na época renascentista, por exemplo, a alta burguesia italiana em ascensão, na disputa por luxo e poder com a nobreza, identifica-se com os valores laicos da arte greco-romana.

  •   Música -A música do Renascimento ainda não exibe as características do classicismo. A simplicidade, a emoção contida e a clareza da forma clássica só aparecem nas composições após o barroco, quando as outras artes já vivem o neoclassicismo. A transição da música barroca para a clássica é feita sobretudo por Carl Philipp Emanuel Bach (1714-1788) e Johann Christian Bach (1735-1782), filhos do compositor Johann Sebastian Bach (1685-1750). Os compositores passam a elaborar formas mais desenvolvidas, como a sinfonia e os concertos para instrumentos e orquestra. A sonata é a principal forma musical do período, dando o passo definitivo em direção à música tonal. Tem uma estrutura em três movimentos, com dois temas principais desenvolvidos por meio de variações rítmico-melódicas e da modulação. Nela, os momentos de tensão e relaxamento tornam-se a base da construção formal de obras para instrumento solo e para quarteto de corda, trio e orquestra. Os principais nomes da música clássica são os austríacos Joseph Haydn (1732-1809) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).

https://arquibrasil.wordpress.com/arquitetura-neoclassica/ Acesso em: 15 de set. 2017.


Curiosidades neoclassicismo, disponível em:

Acesso em: 01 de setembro de 2017
(Curiosidades) Postado por Marcos eduardo.

Comentários

Postagens mais visitadas