Orações Subordinadas Substantivas

As Orações Subordinadas Substantivas são aquelas que possuem papel de substantivo e podem exercer as funções sintáticas de sujeito, predicado, complemento nominal, objeto direto, objeto indireto e aposto. Ao contrário das sentenças coordenadas, são dependentes entre si, de modo que uma se subordina a outra, para complementação ou determinação de seu sentido.

Exemplo: 

É necessário que todos os alunos realizem a inscrição.
Ao ser feito o desmembramento das orações, têm-se:

  • Oração 1: É necessário
  • Oração 2: [que] todos os alunos realizem a inscrição.

Constate que a primeira oração (chamada de “principal”) precisa de complementação: “É necessário o quê?”. Dessa maneira, “que todos os alunos realizem a inscrição” funciona como termo integrante da principal. Vale destacar que, nesse caso, a referida integração é feita por meio da conjunção subordinativa “que”.

Que X Se

Observe a seguinte situação comunicativa:
Olívia namora há sete anos com Pedro e, há três anos, eles estão noivos. Ela não vê a hora de ser pedida em casamento... Chega de enrolação, não é mesmo? Quando é que Pedro fará o pedido?
  • Olívia não sabe se Pedro a pedirá em casamento ainda neste ano.
  • Olívia não sabe que Pedro a pedirá em casamento ainda neste ano.

(Situação elaborada pela autora deste artigo, a fim de abordar o sentido das conjunções integrantes “que” e “se”.).
Agora, responda: qual das duas opções faria com que Olívia desse pulos de alegria?
Certamente, você concluiu que a opção “b” faria com que Olívia desse pulos de alegria e, diga-se de passagem, de alívio! Mas, por quê? Primeiramente, propõe-se o desmembramento das orações que compõem as opções. Veja:

  • Oração 1: Olívia não sabe
  • Oração 2: Pedro a pedirá em casamento ainda neste ano.

Constate que a conjunção “que” integrou as orações, relacionando as ideias pré-existentes (conforme demonstra o desmembramento feito). Note que a segunda oração contém a resposta para a dúvida de Olívia. Em contrapartida, ao serem unidas pela conjunção “se”, a oração subordinada apresenta a dúvida de Olívia quanto à decisão do amado. Perceba o quanto a presença de uma conjunção pode interferir no significado de um enunciado para o bem e para o mal!
Para concluir: As orações subordinadas, como a própria nomenclatura sugere, são as orações que se subordinam a outras (às chamadas “principais”), complementando-as. Vale reiterar que as orações principais e as subordinadas se unem, por serem dependentes entre si, por meio de uma conjunção.
Classificação

Segundo a função que exercem no enunciado, as orações subordinadas substantivas podem apresentar-se em duas formas, desenvolvidas ou reduzidas.

Geralmente, as orações subordinadas desenvolvidas são introduzidas pelas conjunções integrantes “que” e “se”, entretanto, podem acompanhar pronomes, conjunções ou locuções conjuntivas.

As orações reduzidas, por sua vez, não apresentam uma conjunção integrante, e surge com o verbo estará no infinitivo, no particípio ou no gerúndio. Dessa maneira, as orações subordinadas desenvolvidas são classificadas em:

  • Subjetiva: exerce valor de sujeito da oração principal, por exemplo: É fundamental que você chegue antes à reunião.

  • Predicativa: exerce valor de predicativo do sujeito, ou seja, aquilo que se revela sobre o sujeito da oração, por exemplo: Nosso desejo é que ela vencesse o campeonato.

  • Completiva Nominal: possui valor de complemento nominal (completa o sentido do nome da oração principal), sendo sempre iniciada por uma preposição, por exemplo: Temos fé de que a humanidade para de destruir o planeta.

  • Objetiva Direta: possui valor de objeto direto do verbo da oração principal, por exemplo: Desejo que vocês sejam felizes. ​

  • Objetiva Indireta: possui valor de objeto indireto do verbo da oração principal, sendo iniciada por preposição, por exemplo: O gerente precisa (de) que esteja tudo em ordem.

  • Apositiva: possui valor de aposto de qualquer termo da oração principal, por exemplo: Todos pensam a mesma coisa: que eu sou um vitorioso.



Referências:
Info Escola. Disponível em:

Toda Matéria. Disponível em:
Acesso em: 15 de set. de 2018

Postagem realizada pela aluna Gislaine

Comentários

Postagens mais visitadas