Vanguardas Europeias


As Vanguardas Europeias representam um conjunto de movimentos artísticos-culturais que ocorreram em diversos locais da Europa a partir do início do século XX.As vanguardas artísticas europeias que se destacaram foram: Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo, Futurismo, Expressionismo.Juntos, esses movimentos influenciaram a arte moderna mundial desde pintura, escultura, arquitetura, literatura, cinema, teatro música, etc.As vanguardas artísticas ultrapassaram o limite até então encontrado nas artes, propondo assim, novas formas de atuação estética ao questionar os padrões impostos.No Brasil, elas influenciaram diretamente o movimento modernista, que teve início com a Semana de Arte Moderna de 1922.A palavra vanguarda, do francês “avant-garde” significa a “guarda avançada”, o que pressupõe, nesse contexto, um movimento pioneiro das artes.
Confira abaixo cada uma das vanguardas artísticas europeias, suas principais características, artistas e obras:

Expressionismo

Surgido na Alemanha em 1905, o expressionismo foi um movimento artístico calcado na expressão das emoções e dos sentimentos.Possuía um caráter deveras subjetivo, irracional, pessimista e trágico, justamente por enfatizar as mazelas e os problemas do ser humano.O artista norueguês Edvard Munch é o precursor do expressionismo. Sua obra mais importante é O Grito (1893), considerada uma das mais emblemáticas do movimento expressionista.
Além dele, merecem destaque os artistas: Paul Klee, Kandinsky, Modigliani e Van Gogh.



O Grito (1893) de Edvard Munch


Cubismo

O cubismo foi um movimento artístico pautado na geometrização das formas e no abstracionismo.
Foi iniciado em 1907 pelo pintor espanhol Pablo Picasso, com a tela "Les Demoiselles d'Avignon" (As damas d'Avignon).
Outros representantes do movimento foram: Georges Braque, Juan Gris e Fernand Léger. No Brasil, temos como destaque as obras de Tarsila do Amaral.



As damas d'Avignon (1907) de Pablo Picasso

Futurismo

Movimento encabeçado pelo poeta italiano Filippo Marinetti no dia 20 de fevereiro de 1909.
Suas principais características eram a exaltação da tecnologia, das máquinas, da velocidade e do progresso. Um dos expoentes da pintura futurista foi o artista italiano Giacomo Balla.
No Brasil, os ideais da Semana de Arte Moderna, que inauguraram o movimento modernista no país, sofreram grande influência do futurismo. Isso porque a rejeição ao passado bem como o culto do futuro propulsionaram as ideias modernistas.

Velocidade do Automóvel (1913) de Giacomo Balla

Dadaísmo


Movimento ilógico encabeçado por Tristan Tzara em 1916, que mais tarde ficou conhecido como o propulsor dos ideais surrealistas.
Além dele, outros líderes do movimento foram: o poeta alemão Hugo Ball e o pintor, escultor e poeta franco-alemão Hans Arp.
As principais características do dadaísmo são: a espontaneidade da arte pautada na liberdade de expressão, no absurdo e irracionalidade.
Sem dúvida, o pintor e escultor francês Marcel Duchamp foi uma das figuras mais emblemáticas do movimento dadaísta com seus objetos prontos (ready-made) que se afastam de sua função original. A Fonte é uma das obras mais representativas desse momento.


A Fonte (1917) de Marcel Duchamp


Surrealismo

O surrealismo, liderado pelo artista André Breton, despontou em Paris em 1924.
Pautado no subconsciente, esse movimento era caracterizado por uma arte impulsiva, fantástica e onírica.
Alguns artistas que merecem destaque são Giorgio de Chirico, Max Ernst, Joan Miró, René Magritte e Salvador Dali.

A literatura e as artes plásticas brasileiras sofreram grande influência dessa vanguarda. Merecem destaque: o escritor Oswald de Andrade e os artistas plásticos Tarsila do Amaral, Ismael Nery e Cícero Dias.


A Persistência da Memória (1931) de Salvador Dali


Principais Autores


Cubismo




Pablo Picasso (1881-1973)

Foi pintor, escultor e desenhista espanhol, naturalizado francês, e um dos maiores mestres da arte do século XX.
Além de renomado, Picasso também demonstrou uma versatilidade técnica e uma produtividade artística dificilmente igualada.
Produziu milhares de trabalhos, entre pinturas, esculturas e cerâmica, nas quais empregava diversos materiais.
Também foi um dos fundadores do Cubismo, onde buscou desconstruir geometricamente a imagem e, com isso, adicionar ao real novas possibilidades além da mera reprodução.

Sofrera grande influência das artes grega, ibérica e africana, as quais são facilmente visíveis em suas obras.

Suas obras que merecem destaque são:

  • Les Demoiselles d'Avignon (1907), que, devido ao pioneirismo, é um dos marcos do Cubismo.

  • Guernica (1937), uma severa crítica ao fascismo de Hitler, em exposição no "Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia", em Madrid.


Expressionismo


Paul Cézanne (1839-1906)

Foi um pintor pós-impressionista francês. Sua obra radicalmente inovadora foi além do impressionismo em busca de uma nova arte. Seu rigor geométrico, mais tarde, serviu de ponte entre o impressionismo e o cubismo.
Paul Cézanne nasceu em Aix-en-Provence, no sul da França, no dia 19 de janeiro de 1839. Filho do banqueiro Louis-Auguste Cézanne fez todos os seus estudos em Aix. Foi amigo e confidente de Émile Zola. Em 1856 ingressou na École de Dessin de Aix-em-Provence, contra a vontade do pai. Em 1859, por insistência do pai, iniciou o curso de Direito na Faculdade de Aix. Em 1861, Cézanne muda-se para Paris, encorajado pelo amigo Zola que já estava na capital francesa. Inscreve-se nos cursos livres da Academia Suíça, onde conhece Camille Pissarro. Não passa nos exame de admissão da Escola de Belas Artes. Volta para Aix onde trabalha com o pai, mas um ano depois retorna para Paris e ingressa novamente na Academia Suíça, decidido a ser pintor. Conhece Claude Monet, Renoir, Alfred Sisley e Édouard Manet. Seus trabalhos são recusados no Salão Oficial de 1864 e 1866. É dessa época a obra “Açucareiro, Peras e Xícara Azul” (1865-1866).

Obra marcante


Tarde em Nápoles (1876-1877)


Edvard Munch (1863-1944)

Foi um renomado pintor e artista plástico norueguês, precursor do expressionismo alemão. 
As obras de Munch revelam um espírito trágico, repleto de doença e morte. Esses temas foram recorrentes na infância do artista, haja vista que perdeu sua mãe e irmãs na juventude. Além disso, ficou muito enfermo e fraco.

Comum, portanto, nos depararmos com pinturas e gravuras de rostos sem feições ou desfigurados, com expressões distorcidas e quase espectrais.
É comum, portanto, nos depararmos com pinturas e gravuras de rostos sem feições ou desfigurados, com expressões distorcidas e quase espectrais.

Obra marcante



 O Grito (1893).




Van Gogh (1853-1890)

Foi um pintor holandês e um dos maiores expoentes do pós-impressionismo cujos trabalhos tiveram grande influência na arte do século XX.

Vincent Willem van Gogh nasceu em Zundert, Países Baixos, no dia 30 de março de 1853.
Filho do pastor Theodorus, de descendência humilde, Van Gogh teve dois irmãos e três irmãs.
Desde pequeno teve uma vida difícil marcada pela pobreza, miséria e doenças. O seu irmão mais novo, apelidado de Theo, torna-se uma figura primordial na vida de Van Gogh, uma vez que o ajudou e esteve ao seu lado durante grande parte da vida



A obra de arte Campo de Trigo com Corvos, do pintor pós-impressionista holandês Vincent Van Gogh, é a homenageada de hoje no projeto Um Pouco de Arte para sua Vida. A obra foi concluída em julho de 1890, poucas semanas antes da morte do artista.


Impressionismo


Van Gogh (1840-1926)


Claude Monet foi um pintor impressionista francês, considerado um dos mais importantes artistas do impressionismo.

A característica mais marcante dessa escola artística são as pinturas ao ar livre. Ao lado de Monet, merecem destaque os pintores impressionistas: Camille Pisarro, Édouard Manet, Edgar Degas, Alfred Sisley e Pierre-Auguste Renoir



Oscar-Claude Monet nasceu em Paris dia 14 de novembro de 1840. Passou sua infância na cidade de Le Havre, na Normandia. Seu pai era comerciante e desejava que seu filho seguisse seus passos.

Entrou para a escola secundária de artes e com isso, seu interesse pela pintura cresceu ainda mais. Nesse momento, fez diversas caricaturas e seus desenhos já começaram a impressionar muita gente.

Dono de uma vasta obra, Monet misturou técnicas de pinceladas sutis e mais rápidas em suas telas. As cores vivas e a luminosidade são características presentes em sua obra.



Mulher com vestido verde (1866) 

Futurismo



Giacomo Balla (1871-1958)


Foi um escultor e pintor italiano. Nasceu na cidade de Turim (Itália) em 18 de julho de 1971. Faleceu na cidade de Roma (Itália) em 19 de março de 1958.

Giacomo Balla é considerado um dos mais importantes artistas plásticos do futurismo italiano, além de ser um dos fundadores deste movimento artístico. Apesar de grande parte de sua obra ser composta por pinturas, Balla também fez esculturas e produziu cenários para peças teatrais.


Velocidade do Automóvel (1913) 




Umberto Boccioni (1882-1916)


Umberto Boccioni foi um artista plástico (pintor e escultor) italiano do movimento artístico conhecido como Futurismo.
É também conhecido como um dos mais importantes teóricos do Futurismo na Itália. 

Em 1906, vai a Paris, onde estuda a pintura impressionista e pós-impressionista. Posteriormente, visita a Rússia. Em abril de 1907, inscreve-se na Scuola libera del Nudo del Regio Istituto di Belle Arti, em Veneza. No final de 1907, instala-se em Milão. Durante esses anos de formação, visita muitos museus e galerias de arte [3] Seus diários expressam sua admiração pela pintura renascentista - de Giovanni Bellini, Lorenzo Ghiberti, Leonardo, Michelangelo e outros. No entanto, a grande arte renascentista tornar-se-á alvo preferencial dos ataques futuristas contra o "passadismo".Essa recusa da antiga arte não será, evidentemente, isenta de ambivalências. É exemplar o caso de Michelangelo, sobre o qual Boccioni escreve em La pittura futurista (1911): "Só poderá negar Michelangelo o sublime ignorante futuro ou aquele que se rebela por tê-lo adorado demais! É, de fato, doloroso separar-se e negar esse gênio que foi, no passado, o maior abstrato que se expressou por meio do concreto!" 


 Carga dos Lanceiros(1915) 


Expressionismo



Wassily Kandinsky (1866-1944)

Pioneiro do Movimento Abstracionista, Wassily Kandinsky foi um pintor russo que apesar da formação no curso de Direito pela Universidade de Moscou, demostrou grande interesse e inclinação para Artes Visuais após conferir uma exposição de pintores impressionistas e ficar deslumbrado por aquelas pinturas.
Kandinsky nasceu em Moscou, Rússia, no dia 16 de dezembro de 1866, foi educado pela tia em função da separação dos pais, passando grande parte da infância em Odessa, na Ucrânia. Formou-se em Direito pela Universidade de Moscou, mas desistiu da profissão, recusando um cargo de assistente na faculdade de Direito. Em seguida, mudou-se para Munique em 1896, casado com Anya Chimiakin, onde iniciou seus estudos de pintura.


Composição VIII ( 8 ), uma das obras de Kandinsky (1923).


Dadaísmo


Marcel Duchamp (1887-1968)

Foi um renomado pintor e escultor francês, bem como um ícone das vanguardas artísticas europeias do início do século XX, sendo um dos precursores da arte conceitual, do dadaísmo, do surrealismo, do expressionismo abstrato e o inventor dos "ready-made". 
Seu modo de vida boêmio e paixão pelos jogos de xadrez, dos quais participou em torneios, podem ser vistos ao longo de sua carreira artística, na qual temos obras de inspiração romântica e expressionista, até aquelas de natureza cubista e futurista. Não obstante, Duchamp era contra a “arte retiniana”, ou seja, aquela arte que agrada à vista.


Fonte (1917).

L.H.O.O.Q (1919).

Surrealismo



Salvador Dalí (1904-1989)

Foi um pintor e escritor espanhol pertencente ao grupo da vanguarda artística europeia, o surrealismo. 
Ficou conhecido por suas obras com influências oníricas e ele mesmo definiu seu processo criativo como "crítico-paranoico" 
Figura excêntrica, singular e exibicionista, Dalí possuía um estilo único sendo ousado, vanguardista e libertador. Como exemplo, podemos citar suas vestimentas as quais eram extravagantes e possuíam cores vibrantes.


                                                                O enigma sem fim (1928).

Principais autores cubismo. Disponível em: 

Principais autores expressionismo. Disponível em: 
<https://www.todamateria.com.br/van-gogh/>. Acesso em: 22 de agosto de 2018

Principais autores impressionismo. Disponível em: 
< https://www.todamateria.com.br/monet/>. Acesso em: 22 de agosto de 2018


Principais autores futurismo. Disponível em: 
< https://www.suapesquisa.com/>. Acesso em: 22 de agosto de 2018

Principais autores Abstracionismo. Disponível em: 
< https://www.infoescola.com/artes/kandinsky/>. Acesso em: 22 de agosto de 2018.


Principais autores dadaismo. Disponível em: 
< https://www.todamateria.com.br/marcel-duchamp/>. Acesso em: 22 de agosto de 2018


Principais autores surrealismo. Disponível em: 
https://www.todamateria.com.br/salvador-dali/>. Acesso em: 22 de agosto de 2018

Comentários

Postagens mais visitadas